sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Qual é o melhor processador AMD?

Tags: AMD Athlon II, AMD Athlon Neo, AMD Sempron, AMD Phenom, AMD Phenom II, AMD Opteron, AMD Turion.

A AMD é bastante conhecida pela grande participação mundial no mercado de processadores, sempre liderando este ramo juntamente com a Intel. Para que seja possível aproveitar todo o potencial dos diversos hardwares disponíveis no mercado, a AMD possui vários processadores distintos, cada um se adaptando de melhor forma à um tipo de maquina específica.

Publicidade

Modelos como o Sempron e o Athlon são bastante conhecidos, principalmente por já estarem há anos no mercado. Entretanto, muitos usuários nem sabem da existência do “Phenom”, “Turion” e “Opteron”, modelos de CPUs lançados pela AMD não muito divulgados.

Nunca é demais esclarecer que para poder escolher o melhor processador, seja de qual marca for, é importante primeiro definir qual o uso que você fará do seu computador, já que isso é algo pessoal e faz toda a diferença na relação custo-benefício. O melhor para um usuário básico é muito diferente do mais indicado para um viciado em games.

Nesta postagem as principais características de cada processador, assim como seus usos mais recomendados. Desta maneira, você ficará por dentro de todas essas tecnologias, compreendendo claramente a utilização de cada uma das CPUs apresentadas aqui:


AMD Athlon

AMD Athlon
A série de processadores Athlon sempre foi — e continua como — a principal linha de produtos da AMD. Os CPUs com nomenclatura Athlon possuem recursos e tecnologias voltadas aos usuários que necessitam de alto desempenho, mas que não querem esbanjar no processador mais caro do momento. Atualmente a AMD comercializa quatro tipos de Athlon, os quais serão abordados a seguir:


AMD Athlon X2

Os processadores Athlon X2 são quase iguais entre si (pelo menos quanto às tecnologias que suportam). Todos os CPUs desta série possuem dois núcleos, compatibilidade com sistemas operacionais de 32 e 64 bits e recursos semelhantes. O que diferencia um Athlon X2 de outro é a quantidade de memória interna (cache L1, L2 e L3) e, evidentemente, a frequência. Além disso, alguns CPUs Athlon utilizam soquetes (AM2 e AM2+) diferentes.

Até algum tempo atrás, esta linha de processadores contava com uma enormidade de modelos, contudo a AMD foi eliminando boa parte destes processadores do mercado, pois a fabricante desenvolveu novos Athlon. Abaixo você pode conferir os Athlon X2 que são vendidos atualmente, suas configurações e respectivas faixas de preços.

Modelos e especificações do AMD Athlon X2




AMD Athlon II
AMD Athlon II
A linha AMD Athlon II surgiu em decorrência do novo plano que a AMD criou para poupar energia. Outro aspecto que fez a fabricante criar uma “segunda geração” de Athlon foi a adição de três e quatro núcleos à série. A empresa percebeu que a arquitetura do Athlon é ideal para suportar até quatro núcleos e apresentar um excelente desempenho para boa parte dos usuários.


AMD Athlon II X2
A linha Athlon II inicia suas vendas com os processadores de núcleo duplo. Os AMD Athlon II X2 são muito semelhantes à antiga linha Athlon X2, porém trazem quantidade maior de memória cache L1 e L2 (alguns modelos de Athlon X2 contavam com a mesma quantidade de cache L2, mas da linha vendida atualmente todos os Athlon X2 possuem metade da memória L2) e suporte a memória DDR3. Veja os modelos de AMD Athlon II X2 que são vendidos atualmente.

Modelos e especificações do AMD Athlon II X2




AMD Athlon II X3
Como já citado, a série Athlon II trouxe novos processadores com três e quatro núcleos. Os CPUS Athlon II X3 são modelos intermediários. Apesar de possuírem três núcleos e mais memória cache L1, eles trazem menor quantidade de memória cache L2. Os CPUs Athlon II X3 suportam memória DDR3 de até 1333 MHz (enquanto o Athlon II X2 suporta memórias de até 1066 MHz).

A AMD lançou também processadores Athlon II X3 mais econômicos, os quais recebem o nome de “Energy Efficient AMD Athlon™ II X3 Triple-Core Processor”. Obviamente, estes modelos são mais econômicos, mas também rodam em frequências mais baixas. Veja os modelos do Athlon II X3 fabricados e comercializados atualmente pela AMD.

Modelos e especificações do AMD Athlon II X3




AMD Athlon II X4
Para finalizar a linha de CPUs Athlon II, temos de falar dos processadores de quatro núcleos. Os processadores AMD Athlon II X4 são muito eficientes e trazem maior quantidade de memória cache L1 e frequências altas. Assim como a linha Athlon II X3, os CPUs de núcleo quádruplo também possuem versões econômicas. Confira os modelos atuais do AMD Athlon II X4.

Modelos e especificações do AMD Athlon II X4





AMD Athlon Neo
AMD Athlon Neo
A última arquitetura lançada pela AMD foi intitulada como Athlon Neo. Os processadores desta série foram criados para utilização em notebooks ultrafinos e que precisam de uma longevidade de bateria ainda melhor. Os CPUs Athlon Neo utilizam apenas um núcleo, porém apresentam ótimos resultados até para trabalhar com sistemas operacionais mais robustos — como o Windows Vista. Não há informações sobre os modelos atuais do Athlon Neo, por isso não iremos especificar suas configurações.




AMD Sempron
AMD Sempron
O Sempron é, basicamente, uma versão simplificada do Athlon, desenvolvido para usuários menos exigentes. Evidentemente, a arquitetura interna dos Sempron é bem diferente, mas em síntese ele possui vários recursos presentes nos processadores da série Athlon. Dentre todos os CPUs vendidos pela AMD, os Sempron são os únicos voltados aos Desktops que não possuem múltiplos núcleos.

Obviamente, os processadores da série AMD Sempron possuem total compatibilidade com instruções de 64 bits, porém eles não apresentam um desempenho tão satisfatório quanto processadores de núcleo duplo ao trabalhar com sistema e programas de 64 bits. Até algum tempo atrás, os Sempron acompanhavam grande parte dos computadores, porém com a popularização de computadores de núcleo duplo, eles estão caindo em desuso. Abaixo você pode conferir os modelos que a AMD ainda vende desta série.

Modelos e especificações do AMD Sempron





AMD Phenom
AMD Phenom
Para jogadores entusiastas e usuários que desejam o melhor desempenho em questão de processamento, sem sombra de dúvidas, os processadores da série Phenom são ideais. A linha Phenom foi lançada há algum tempo para competir de igual contra os CPUs da Intel.



AMD Phenom X3
Os Phenoms X3 são processadores de três núcleos que trazem uma quantidade razoável de memória cache L2 e L3. Atualmente, a AMD fabrica e disponibiliza no mercado seis versões do AMD Phenom X3. Cada um possui nível de freqüência diferente, porém todos utilizam o soquete AM2+ e a mesma quantidade de memória cache. Confira os modelos comercializados atualmente.

Modelos e especificações do AMD Phenom X3




AMD Phenom X4
Seguindo a arquitetura básica dos processadores de quatro núcleos, os CPUs da linha AMD Phenom X4 trazem ótimas configurações internas e ainda contam com maior quantidade de memória cache interna. Evidentemente, o AMD Phenom X4 traz quatro núcleos e possui tecnologia interna de 65 nm (nanômetros). Estes CPUs também utilizam o soquete AM2+ e suportam ao mesmo tipo de memória dos Phenom X3 (DDR2 de até 1066 MHz). Veja a lista com os processadores AMD Phenom X4 vendidos.

Modelos e especificações do AMD Phenom X4





AMD Phenom II



AMD Phenom II X2
AMD Phenom IIAMD Phenom IIAssim como foi criada a nova linha Athlon, a AMD notou que o Phenom deveria receber inovações e ter uma “segunda geração”. Contando com mais modelos que a série antiga, a linha Phenom II estreou com uma incrível novidade: processadores de arquitetura Phenom, mas com apenas dois núcleos. Há apenas dois modelos de Phenom II X2, os quais você pode conferir logo abaixo.

Modelos e especificações do AMD Phenom II X2




AMD Phenom II X3
O AMD Phenom II X3 foi criado como um processador intermediário. As freqüências dos modelos Phenom II de três núcleos são mais baixas e a memória cache L2 destes processadores também é menor. A série Phenom II X3 conta com quatro processadores, dois comuns e dois econômicos (do tipo Energy Efficient AMD), veja os detalhes dos CPUs desta linha que são comercializados atualmente.

Modelos e especificações do AMD Phenom II X3




AMD Phenom II X4
A última palavra em alto desempenho é AMD Phenom II X4. Com o avanço constante dos processadores da Intel, a AMD não pensa duas vezes em investir em processadores ainda mais robustos. O AMD Phenom II X4 foi criado para competir diretamente com os CPUs de quatro núcleos da concorrente. Seu desempenho é incrível em quase todos os aspectos, sendo que em jogos ele desempenha resultados impressionantes, que o coloca entre os melhores processadores do momento. Confira a lista dos CPUs desta linha vendidos atualmente.

Modelos e especificações do AMD Phenom II X4





AMD Opteron

A linha AMD Opteron foi desenvolvida para servidores e estações de trabalho que exigem uma grande quantidade de processamento. Os CPUs desta linha podem operar com até seis núcleos, dependendo da versão. Obviamente, estes processadores funcionam de maneira surpreendente em qualquer sistema operacional e suportam programas de 32 e 64 bits.

AMD Opteron

Os processadores AMD Opteron foram designados para trabalhar com tarefas que acessam o processador a todo o momento, por exemplo: hospedagem de sites, acessos a banco de dados e ambientes de transferência (streaming) que necessitam muito processamento. Em CPUs comuns, pode ocorrer um estresse muito grande nessas tarefas, chegando a travar o processador. Já o Opteron evita todos esses problemas, gerenciando o computador de maneira eficiente em momentos de apuro. Optamos por não divulgar a tabela com os modelos de Opteron comercializados, pois estes processadores não são voltados aos Desktops. Para conferir modelos do AMD Opteron, você pode acessar a página oficial da AMD.

Link para a página com especificações dos CPUs AMD Opteron (página em inglês)




AMD Turion
AMD Turion
AMD Turion é o modelo fabricado pela AMD desenvolvido especialmente para uso em notebooks. Seu principal objetivo é o uso otimizado de energia, para prevenção do desgaste da bateria. Além disso, esta CPU também administra as suas tarefas de forma eficiente, usando dois núcleos para o processamento.


AMD Turion X2 Ultra
A principal característica desta CPU é o chamado “trabalho sobre demanda”, que consiste na diminuição do ritmo de trabalho quando não necessário. Por exemplo, se as aplicações que estão sendo executadas não necessitam muito processamento, o Turion não irá trabalhar em sua capacidade máxima, deste modo preservando energia. Rodando programas de 32 e 64 bits, ele possui um desempenho excelente em laptops. Veja os modelos encontrados nos notebooks atuais:

Modelos e especificações do AMD Turion X2 e AMD Turion X2 Ultra



Escolha o seu

A AMD ainda possui mais alguns modelos de processadores para notebook, mas ele já estão caindo em desuso. Eu mesmo usei por muito tempo o AMD Duron, que não se encontra acima por ser bem antigo. São tantos modelos que fica até complicado escolher um ideal para as tarefas. Espero que com esta postagem você possa optar entre um dos tantos CPUs que AMD fabrica. Estão sem os preços, pois os valores variam muito. Vale lembrar, que antes de comprar seu processador AMD é altamente recomendado efetuar algumas pesquisas para avaliar o desempenho e preço. O que você achou deste post? Você utiliza algum dos processadores AMD citados nesta postagem? Dê sua opinião, comente.



Fonte: Baixaki
   


   


   ;


7 comentários

Victor Faria disse...

Por enquanto, sigo com o Sempron 2800+ 1.6 GHz.
Abraço!

igor disse...

Existe ainda o phenom 2 x6 que atualmente é o melhor desempenho da AMD

Anônimo disse...

a amda manda no pedasso a intel nao tem vez nao so tem propagana!!

Anônimo disse...

seprom 145 razoavel,mas atende bem pra quem nao que um mega computador

lindomar peres disse...

se não to enganado tem o phenom ll x6 1100t esse é de 6nucleos mas parece que a amd lançou outro de 8 nucleos

Anônimo disse...

Oi, gostária de saber se você poderia me dizer alguma coisa sobre o AMD Ontario C-50 DUAL-CORE.

Anônimo disse...

Excelente todas essas dicas. Realmente dá para saber bem na hora de escolher qual processador será melhor para desempenhar as tarefas. Parabéns.