quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Antivírus gratuitos são tão bons quantos os pagos

Parece-me que no caso dos antivírus o dito popular que tudo que é gratuito não presta foge a regra, pois os antivírus gratuitos, atualmente, são tão confiáveis quantos os pagos. Eu mesmo nunca comprei um antivírus, sempre usei os gratuitos: primeiramente o AVG, atualmente estou com o AVAST. Apesar de McAfee e Symantec serem as marcas mais citadas pelos usuários quando o assunto é proteção de dados, no entanto 42% dos antívirus instalados são gratuitos.

E também sejam as marcas mais reconhecidas quando o assunto são os softwares de segurança, na prática, o que domina mesmo o mercado são os antivírus gratuitos. Isso é o que revela uma pesquisa realizada por uma empresa de software de proteção de dados.

De acordo com a pesquisa, 42% dos softwares instalados são gratuitos. Desses, o mais popular é a versão free do Avast Antivirus com 11,45%, seguido pelo Avira AntiVir Personal Free Antivirus (9,2%) e o AVG Anti-Virus Free (8,6%). O Microsoft Security Essentials aparece em quarto lugar, com 7,5% de participação.

O primeiro antivírus pago só aparece na quinta posição. É a versão profissional do Avast, que é paga, com 5,4% do mercado, seguido pela Kaspersky Internet Security (4,5%) e o Norton AntiVirus (4,2%).

De acordo com o relatório, o fato se deve principalmente à qualidade dos produtos gratuitos que ganham a preferência do consumidor e dispensam os serviços pagos.

Fonte: Olhar Digital

2 comentários

Meias de Seda (Suzy) disse...

Oi, Kevin!
Desejo a você e a todos os seus, um feliz e próspero ano novo ;)

FERNANDO disse...

Oi, Kevin.
Existem bons e maus produtos, tanto no âmbito do pagos quanto no dos gratuitos, mas, realmente, faz tempo que os antivírus distribuídos na modalidade freeware vêm conquistando a simpatia dos usuários, não só pela isenção do pagamento da licença, mas também pela qualidade e funcionalidade dos programas. E a coisa ficou ainda melhor depois que alguns fabricantes passaram a oferecer gratuitamente também suas suítes de proteção, que, por condensar num único pacote ferramentas antivírus, antispyware, firewall, proteção de identidade e outros que tais, facilita a utilização e reduz sensivelmente a possibilidade de conflitos.
Enfim, só passei mesmo para lhe desejar boas entradas e um 2011 repleto de sucesso e realizações.
Abraços e até a semana que vem.