segunda-feira, 11 de abril de 2011

Qual é a melhor Internet banda larga?

Banda larga: as diferenças entre ADSL, Cabo, Rádio, 3G e Satélite - 140x140px
ADSL, Cabo, Rádio, 3G, Satélite... Com o advento da banda larga, surgiram diversos tipos de conexão, apesar de todas serem mais velozes que a internet discada, você sabe a diferença entre elas? Sabe qual é a mais adequada às atividades que você exerce em frente ao computador? Esta postagem pretende elucidar a você, caro leitor, as principais características das conexões de banda larga mais populares – bem como suas vantagens e desvantagens.

Publicidade

ADSL

O significado de ADSL é Asymmetric Digital Subscriber Line, ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. A palavra chave aqui é “assimétrica”, pois define a forma como a conexão lida com o fluxo de informações: maior em um sentido que em outro (em outras palavras, a velocidade de download é maior que a de upload).

Esse tipo de conexão funciona a partir de uma linha telefônica, com a vantagem de possibilitar ao usuário navegar ao mesmo tempo em que conversa por telefone (ao contrário da internet discada); para evitar a interferência de uma com a outra, normalmente é utilizado um filtro de linha.

Vantagens:

A largura da banda varia muito pouco, sofrendo algumas reduções apenas nos horários de pico;

Não ocupa a linha telefônica;

Variedade na largura da banda (512 Kbps, 1 Mbps, 5 Mbps etc.) por preços acessíveis;

Bom desempenho em jogos online ou outros serviços que exijam troca rápida de informações.

Desvantagens:

Sua instalação necessita a existência prévia de cabeamento telefônico;

Péssima para empresas e para servidores (de jogos ou afins), devido à velocidade limitada de upload.


Cabo

A internet a cabo funciona de forma semelhante à ADSL, com algumas diferenças básicas: a primeira é que não há assimetria no envio e recebimento de informações (as velocidades de download e upload são iguais); além disso, a estrutura utilizada não é a telefônica, mas sim o cabeamento da televisão.

O Cabo e a ADSL são os principais tipos de conexão disponíveis aos usuários domésticos. Sua supremacia, no entanto, vem sendo fortemente ameaçada com a recente expansão dos serviços de fibra ótica e internet móvel.

Vantagens:

Ótima para o uso de torrents e afins, já que a boa velocidade de upload facilita a obtenção de IDs altas;

Não necessita a existência de linha telefônica instalada;

Permite altíssimas velocidades de download nos horários não-convencionais (como no meio da madrugada).

Desvantagens:

Necessita a existência de cabeamento de televisão e modem específico;

A velocidade da conexão pode sofrer reduções drásticas em horários de pico


Rádio

A conexão via rádio funciona sem fios, através da repetição de sinais feita por antenas em locais estratégicos. Para que seja possível tal conexão, o local onde a antena de recepção será instalada precisa “enxergar” (não pode haver barreiras, como prédios) a torre de transmissão. Isso explica porque a instalação é feita no topo dos edifícios.

O recebimento do sinal é feito de forma centralizada (na empresa ou no condomínio que contratou o serviço), e a partir daí a conexão é distribuída entre os diversos clientes/usuários.

Vantagens:

Não há a necessidade de instalar cabeamento, já que a conexão é sem fio;

Não precisa de modem, pois o sinal é distribuído internamente (via rede) – apenas uma placa de rede (disponível em quase todas as placas-mãe) já é suficiente;

Não precisa de provedor;

Velocidades altíssimas de download, se forem feitas as configurações adequadas.

Desvantagens:

Nem todas as prestadoras de serviço a rádio oferecem suporte adequado;

Barreiras próximas à antena podem atrapalhar (e muito) a conexão;

Baixo desempenho em torrents, já que na maioria das vezes o usuário não tem um IP para sua máquina (o que impossibilita a obtenção de IDs altas);

A supracitada ausência de IP também impossibilita a criação de um servidor (de jogos ou afins);

Quando chove, a velocidade da conexão é reduzida drasticamente (torna-se praticamente nula).


3G

Tecnologia que chegou recentemente ao Brasil, sua definição é simples: 3ª Geração. Funciona, assim como a internet a rádio, sem a necessidade de fios; por se tratar de uma tecnologia móvel, vem sendo oferecida por diversas empresas de telefonia celular (às quais é mais simples fazer a distribuição do sinal, visto que já contam com a infraestrutura necessária).

Além dos aparelhos celulares que contam com a tecnologia embutida (permitindo navegar em alta velocidade), há também os modems 3G; esses podem ser acoplados a notebooks, por exemplo, propiciando uma conexão de banda larga mesmo para usuários em movimento.

Vantagens:

Possibilidade de efetuar vídeo chamadas;

Velocidade de conexão de até 7 Mbps;

Tecnologia móvel, ou seja, você pode se conectar à internet dentro de um carro em movimento (ou na praia, na faculdade...).

Desvantagens:

As taxas para obtenção do serviço ainda são consideravelmente altas;

Área de cobertura restrita, devido à recente implantação do serviço;

A velocidade da conexão pode cair pela metade para usuários em movimento (em comparação a usuários parados).


Satélite

A internet via satélite é comumente utilizada em locais nos quais a internet convencional não está disponível, ou nos casos em que o usuário do serviço está em movimento constante (tal qual carros, ou navios em alto mar). Sua área de abrangência é mundial, já que satélites ficam no espaço e têm, dessa forma, alcance ampliado.

Para utilizar a tecnologia, é necessário ter uma antena (semelhante a uma parabólica), cujo custo é bem elevado. A velocidade desse tipo de conexão é extremamente alta, mas com um porém: devido à enorme distância entre o emissor e o receptor, a troca de informações é feita em grandes pacotes; isso permite um desempenho muito satisfatório para downloads, mas a demora entre o recebimento de um pacote e outro a torna inviável para a prática de atividades que envolvam respostas rápidas (como jogos online em tempo real).

Vantagens:

A maior velocidade de download dentre todos os tipos de conexão;

A maior área de cobertura possível, sendo possível o acesso à internet até mesmo no meio da floresta amazônica;

Garantia da largura da banda.

Desvantagens:

É uma tecnologia extremamente cara;

Há a necessidade de ter uma antena específica, também bem cara;

Não há muitos provedores existentes para esse tipo de serviço.


Esses são os principais tipos de conexão de banda larga existentes. A minha é a cabo, mais precisamente a NET Vírtua de 5 Mbps, eu particularmente estou satisfeito. Qual a sua conexão, você está satisfeito(a) com ela? Outrossim: caso você ache que alguma característica importante das conexões acima não foi mencionada, sinta-se livre para comentar! Todas as informações são bem-vindas.

Fonte: Tecmundo
   


   


   ;


37 comentários:

  1. O problema é que no Brasil seja qual for sistema d banda larga é muito caro e também não é para todos, hoje quem tem banda larga é classe media e não toda ela.
    No Brasil tem 106 milhoões de pessoas que poderiam está usando a banda larga, mas as empresas preferem cobrar caro e ter poucas pessoas conectadas, por isto que o governo precisa colocar logo banda larga para todo pais.
    Claro que existe uma critica feroz por parte das empresas de telecomunicação obvio elas querem continuarem mandando no formato que está ai, tem alguns zé ruelas que compram esta ideia absurda plantada pela midia tradicional que são ligada a estas empresas de telecomunicações.
    Precisa urgentemente a inclusão total para todos, sai ganhando quem tem comercio eletrônico, quem tem um blog, quem está nas redes social, o pais sai ganhando, são mais pessoas acessando produzindo conhecimento, comprando enfim todos ganham.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kevin.
    Sem querer questionar suas ponderações,cumpre recomendar a leitura dos posts http://fernandomelis.blogspot.com/2010/02/velocidade-de-conexao.html e http://fernandomelis.blogspot.com/2010/10/speedy-por-fibra-optica.html.
    Quanto ao que disse o Osmar, tenho comigo que o preço não é o busílis da questão: serviços de internet rápida estão custando menos do que o internauta gasta com uma arcaica conexão dial-up, conquanto o serviço não esteja disponível para todos os interessados (especialmente fora das capitais e dos grandes centros metropolitanos).
    Demais disso, sem questionar os números que o leitor declina (fica para outra vez), os provedores vêm brigando para arrebanhar cada vez mais clientes, ainda que sua infraestrutura deixe a desejar e o serviço prestado não seja lá grande coisa (embora tenha melhorado bastante de uns anos para cá).
    No mais, o ADSL e o CABLE são as melhores opções (nas regiões em que estão disponíveis, evidentemente). Mas não alimente grandes esperanças – mesmo com o plano de 30Mbps (fibra óptica) do Speedy, eu ainda amargo eventuais probleminhas de velocidade, intermitências e outros que tais.
    Internet via radio (opinião de quem já usou) é uma bost...; satélite, caro pra caramba, e apenas para quem mora nos confins do alto Xingu, onde não existe alternativa. E ainda que a tecnologia 3G prometa, por enquanto ela é uma opção cara e incipinte.
    Abraços e até mais ler (veja se aparece lá em casa; faz tempo que o amigo não me lê - ou, se lê, o faz sem deixar vestígios de sua passagem pelo meu humilde espaço).
    Té+.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kevin!
    Aqui em casa uso internet a cabo (NET Vírtua) e estou satisfeito com o serviço prestado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NET Vírtua é de onde? Victor

      Excluir
  4. Ola Sou dono do blog Mercenarios
    http://networkmercenaries.blogspot.com
    que é um blog de indicação de afiliados
    indispensável p/ blogueiros e webmaster
    talvez você já tenha conhecido

    Estamos com um novo anunciante O TV no PC ao VIVO Que esta em alta no mercado

    Comissão de R$ 15,00 por venda + R$ 15,00 por cada amigo que você indicar Além de ganhar R$5,00 por cada venda de seu amigo,

    Altíssima Taxa de Conversão ( Média A Cada 100 Visitas 1 Venda )

    se tiver duvidas entre em contato pelo msn
    disponivel no blog
    Atenciosamente: Diego

    ResponderExcluir
  5. oi velox. depois de 1 ano de uso, aumentei a velocidade, resultado net cai toda hora, as vezes cai e morre. Liguei varias vezes, veio um tecnico e falou que era o modem ruim.. temos que trocar o modem custa 100 reais mais ou menos...
    sendo que pelo telefone o atendendo falou que era uma pecinha q tem que comprar e agora? rs é tenso viu rs

    ResponderExcluir
  6. Nem toda internet por cabo é simétrica!!! A NET não é!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom post, não sabia muito bem as diferenças entre elas!
    A minha internet é discada da inteligweb, é boa!

    ResponderExcluir
  8. Legal, gostei do post... minha internet também é discada da inteligweb.. ela é boa sim ainda mais pelos prêmios e bônus que recebemos por usar o discador!
    Fica a dica: http://www.inteligweb.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá à todos...minha internet é via rádio (wirelles)...
    até que a velocidade é boa mas, realmente quando chove fica tenso e é compartilhada, daí no horário entre 13:00 às 20:00 a velocidade é bem reduzida por causa da grande quantidade de pessoas online... !
    eu queria colocar a Net Virtua....e queria saber as vantagens e desvantagens dela por favor. ! .

    ResponderExcluir
  10. Atualmente uso GVT,estou 100% satisfeito, tenho conexão de 15 MB para download e 1 MB para Upload. Já fui cliente da velox(oi), e de uma internet a rádio (terrível) que não vale a pena nem me estender o terrível fala por si só. Dentre as 3 as quais já fui e sou cliente atualmente somente a GVT me entregou realmente o prometido, faço downloads acima de 2 MB por segundo sem problema e sem oscilação. A empresa é "nova no Brasil" e ainda sim conta com ótimos serviços, no meu pacote promocional por 63,00 além da internet tenho serviços promocionais disponibilizados gratuitamente pela própria empresa, como anti-vírus da F-Secure (O MELHOR para internet com certeza) entre outros. Só para finalizar não poderia de falar do atendimento que é EXCELENTE , os atendentes resolvem o problema sem ficar te jogando de um para o outro, e de forma rápida. AO contrário de ligar pra velox para solicitar um serviço qualquer em que eles te vencem pelo cansaço... Recomendo!

    ResponderExcluir
  11. A MINHA É CLARO 3G E É UM VERDADEIRA BOSTA! NÃO RECUMENDO A NINGUEM....JA PASSEI MUITA RAIVA E JA RECLAMEI DIVERSAS VEZES...SEM SOLUCOES . AGORA É CONVIVER COM ESSA MERDA OU PAGAR A MULTA DE CONTRATO.QUE MERDA DUPLA......ISTO É BRASIL ..

    ResponderExcluir
  12. Olá,tambem uso internet a cabo (Net Vírtua)acho o serviço muito bom.

    ResponderExcluir
  13. A minha conexão é adsl com o Velox 600k, que é o limite do trecho em que eu moro na região serrana do Rio de Janeiro, e ainda por cima por um preço altíssimo, de 79,90/mês, preço de 15 megas na capital fluminense. Eu uso esta Velox, ou tenho que amargar com 3g Claro/Vivo ou internet discada. Como o trecho que eu moro, os internautas são poucos, a Oi não oferece mais Velox adsl ou 3g. A única coisa de positiva com o meu Velox adsl, apesar da limitação e preço alto, é que não tenho problemas de quedas, mesmo com o tempo chuvoso ou de vento forte, e a velocidade fica dentro da contratada ou até superá do vez em quando.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Passamos 2 anos procurando uma empresa para colocar internet no nosso sitio na região serrana do RIO, aonde produzimos e vendemos produtos orgânicos E PRECISAVAMOS DE INERNET para emitir as nota fiscais eletrônicas. Só esse pessoal resolveu nosso problema através do 3G RURAL. Vou colocar um link para quem se interessar www.3grural.com
    Ana Maria Schuenck
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  15. A minha conexão e da VELOX, na época só consegui instala LA dando um agrado para instalador que trabalha para a empresa, ai passaram um pouco mais que 1 ano a NET começo a passa aqui na rua, com um preço ate bom, 65 reais telefone e e banda larga de 10M, quase mudei para a NET, porem depois que li o contrato mudei de ideia,na verdade era só promoção por 6 meses, depois só Deus sabe.
    A VELOX aqui e 10M para baixa e 500k para enviar, e essa velocidades posso dizer que consigo a qualquer hora.
    O vizinho que coloco NET tem 10M para baixa dependendo da hora cai ate a metade, e uns 750k para envio.

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo de BH eu uso net 10megas aqui na minha casa, sou assinante a quase 4 anos ! no começo principalmente nos primeiros 12 meses tive visitas tecnicas pelo menos 2 vezes por mes tive varias reclamaçoes na tia ana,tel mas tinha que aguentar o serviço ruim pq aqui o velox nao chega e mesmo se chegasse ainda seria pior q a net ! mas de 18 meses pra ca a net fez melhorias na rede , como fibra otica , mais amplificadores de sinal e mais cabos e dai pra ca o sinal ficou lindo , nao tem mais ocilaçoes , nao cai toda hora , e como fiz portabilidade da oi pra net num numero de telefone que tinha aqui sobrando pago 59,90 pela internet e o telefone só pago oque uso , isso é ótimo , por enquanto estou satisfeito , mas aguardo a chegada da gvt aqui onde moro pois um amigo de bairro vizinho usa gvt e eu fiz uns testes na casa dele e sem duvida ela é muito melhor que a net ! mas enquanto isso nao aconteçe vou mesmo com a net ! pq oi é só inganaçao kkkkkkkk, porcaria de operadora arcaica com equipamentos velhos sugando ao maximo dos menos conhecedores dos seus direitos , espero ter contribuido , abs...

    ResponderExcluir
  17. eu sou de navirai ms e uso net 2M e aki tem no maximo 4 mega na minha cidade mas eu estou satisfeito com 2M eu acho rapida e estou com ela a 5 meses e nao passei raiva e nao me arrependi de ter comprado

    ResponderExcluir
  18. Eu sou de Erechim/RS e uso adsl da oi com 10 Mb/s de velocidade e estou satisfeito com o servico, minha linha suporta ate 15 mega de conexao.

    ResponderExcluir
  19. Sempre usei net a cabo! Aqui em minha cidade é um preço absurdo, 100 kbps 45,00 reais. Evitava desligar porque a segunda opção (uma vez que fiz um juramento de nunca mais colocar nada de serviços da OI dentro de minha casa) era via radio. Os serviços da operadora foi piorando, piorando até que decidí em mudar para wireless, estou com essa conecção pouco mais de 15 dias. Juro que foi mudar de bicicleta velha para um carro novo, que arrependimento que tenho de ter usado os serviços da antiga operadora por mais de 10 anos, troquei 100 kbps falsos porque download não passava de 9 kbps de 45 reais para 300 a 450 kbps download não fica menos de 30 por míseros 20 reais, não posso generalisar porque talvez em outras regiões os serviços serão diferentes, mas net a cabo nunca mais

    ResponderExcluir
  20. MORO EM RIO VERDE GOIAS QUERO QUE ME AJUDEM PRECISO DE UMA INTERNET RAPIDA PRA VIDOS POS ESTUDO A DISTANCIA

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um escritório em minha cidade, como todos sabem hoje não é possível trabalhar nesta atividade sem uma internet de boa qualidade, a pouco tempo recebí um representante da oi em meu estabelecimento e comprei um pacote passando minha internet de 5 megas para 10 e resultado ficou pior tenho uma rede interligada com 08 computaores acredito eu que o vendedor é muito bom mas não vendeu para mim o que queria comprar, fiz varias reclamações até que um tecnico visitou meu estabelecimento dizendo para refazer minha rede será mesmo a solução do problema? Att. Ruy

    ResponderExcluir
  23. Um consultor me convenceu a trocar minha internet 3G para a CLARO, prometendo ótima cobertura e agilidade. Uma piada. Na maior parte do tempo não se consegue conexão e a área de cobertura está muito ruim. Todo mundo fala mal da TIM. Afinal, o que o consumidor tem que fazer???

    Jorge
    Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  24. uso claro 3g,HORRIVEL,uso os 3g em horas,dps a velocidade cai MUITO,nem youtube carrega,ainda tem fidelidade 1 ano,qria gvt mais onde moro n tem sinal,HELP

    Marcelo,bh,mg

    ResponderExcluir
  25. tenho a net virtua. É razoavelmente boa, mas o serviço é péssimo. Eles nunca cumprem realmente o prazo da visita. Estou querendo migrar para a Gvt.

    ResponderExcluir
  26. ainda sim, continuo com a vivo 3G, muito boa recomendo.

    ResponderExcluir
  27. Não recomendo a internet 3 g pois a utilização da mesma se orna uma verdadeira dor de cabeça, tem sim as vantagens, levando em consideração as desvantagens são maiores, sem falar nos limites de utilização e para se resolver os problemas com os fornecedores, e uma dor de cabeça, ja tive a vivo 3g nossa senhora quase fico louco, gastei muito dinheiro. recomendo não utilizar 3g escolha um abanda larga, pois tem varias opções, Se alguém tiver uma ótima sugestão mim enviem por email toimdejesus@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Tenho velox 600k a conexão é otima dificilmente cai, só se ocorrer uma chuva bem forte.Os planos também são bem acessiveis.Recomendo.O unico problema é a questão da viabilidade tecnica pois muitos locais não tem.Mas é muito boa.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde à todos. Eu moro em Itaquaquecetuba e uso net a cabo da vivo telefônica. Pago R$ 75,00 por mês para ter 4MG já há uns 5 anos. Comecei a pesquisa por algo do mesmo status já que é boa. Mas quero uma com um preço mais em conta. Alguém sugere algo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. - OLA BOM DIA MEU NOME E RAFAELLA DA EMPRESA NET VIRTUA ! TRABALHAMOS COM A INTERNET DE 10 MEGAS POR APENAS 59,80 COM WIFI , E ROTEADOR ; E A PORTABILIDADE DO NUMERO !

    ResponderExcluir
  31. Eu já tiver claro 3g ,vivo3g e tim3g.Eu moro no rio de janeio e posso fala com toda certaza que essa três internet são uma verdadeira M
    Quero coloca um velox aqui em casa mais a oi fala que não tem suporte
    técnico para minha localidade !!! A Tim é muito mentirosa ela fala que so nevagaçao é ilimintada mais não quando vc consumi 10 mb eles reduzir
    Sua velocidade !!

    ResponderExcluir
  32. Sou de São Bernardo do Campo,eu tinha telefonica em 2005(agora é vivo) 1 mega ,porém o preço era um absurdo R$69,90 o serviço era bom.Depois de um tempo quando a net veio para a cidade logo mudei pelo preço acessível de 1 mega por R$39,90,porém depois de um tempo tive varias dores de cabeça como queda de velocidade após migrar para 10 megas por R$59,90 .Ano passado a GVT chegou,admito que resisti porém mudei para GVT e após um ano não tenho nada a reclamar,tenho 5 megas porém as vezes chega a 7 mega,porém o sinal é estável,e faz download a 750Kbps,ao contrario da net que era de 10 mega e não ultrapassava 300kbps no download,e a velocidade reduzia drasticamente para 3 megas.

    ResponderExcluir
  33. Pago R$ 50,00 por 300K, é via radio, e tambem a unica maneira de ter net aqui em casa mas aqui quando chove a velocidade se mantem a mesma em torno de 270k com sol ou chuva, a ante que me passa o sinal fica a 3 KM de distancia. E apesar da velocidade ser pouca estou satisfeito.

    ResponderExcluir
  34. Eu estou colocando a net virtua aqui em goiania dizem q ela e boa mas nao sei ao certo aqui e meio caro 114mensais com tv e tudo
    me ajudem comentem c vcs ja passaram por algum transtorno com a net virtua brigaduuu.

    ResponderExcluir
  35. A net atualmente está tipo net.
    Cai o tempo todo e pelo menos uma vez por semana entra em manutenção
    tenho internet, tv e telefone. Fico sem os três serviços por no mínimo 8 horas sem aviso.
    O que eu acho é que eles fazem captação demasiada de clientes e depois não conseguem fornecer um serviço de qualidade.
    Uma pena vou ter que trocar.
    Rose

    ResponderExcluir
  36. A minha internet d a banda larga é de 5 mega e quando eu testo ela no speed test ela aparece so de2 mega e 500 k, pois tem árvores na frente dela diminuindo avelocidade sou técnico deinformatica formie essa ano e presto serviço pra banda larga e é isso.

    ResponderExcluir