domingo, 1 de maio de 2011

Como escolher o melhor roteador para uso doméstico

Roteador D-Link, Roteador Tp-Link, Roteador Linksys, Roteador Intelbrás, Roteador Level One, Roteador Netgear, Roteador Pacific Network, Roteador Tenda, Roteador Apple, Roteador Cisco Systems, Roteador Zagg, Roteador C3 Tech, Roteador Belkin, Roteador telsec telecom, Roteador 3COM, Roteador Mymax, Roteador Multilaser,Roteador Huawei, Roteador Encore, Roteador OvisLink,Roteador Asus, Roteador AP Router, Rotedor com Antena Interna, Rotedor com Antena Externa, Roteador Tipo Portátil.

Um roteador não é exatamente o tipo de hardware que cause frisson nos usuários ou comova multidões. Ao contrário de um notebook ou um smartphone, a decisão de compra de um roteador costuma gerar menos reflexão por parte dos consumidores. De fato, não há razões para dizer “uau, que roteador!”, ao cruzar com um deles numa loja. Mas a escolha adequada desse dispositivo influencia decisivamente o desempenho de algo que nos é muito caro (em todos os sentidos): a estabilidade e velocidade de navegação na internet.

Publicidade

Roteadores tem características diferentes dependendo do tipo de uso. Veja o review completo de três produtos:

Edimax 3G-6200Wg
D-Link DIR-600
Linksys WRT160N

Com duas antenas internas, o modelo da Linksys foi o que apresentou melhor velocidade de tráfego de dados – especialmente quando o computador está longe do roteador ou em ambientes com várias paredes.

Nos testes, o Linksys WRT160N mostrou boa velocidade a curta distância, trabalhando a 41 Mbps. Com quatro medições num raio de até 15 metros, a média ficou em 33 Mbps. Quando o micro estava afastado da antena, a velocidade caiu para 28 Mbps, em média. A 15 metros de distância, a intensidade do sinal ficou em 77%.

Já o dispositivo DIR-600, da D-Link, apresentou velocidade a curta distância de 42 Mbps. A média de quatro medições, num raio de até 15 metros, ficou em 27,9 Mbps. O sinal, porém, não foi dos mais fortes, apesar de não engasgar em momento algum. Quando o micro estava afastado da antena, a velocidade caiu para 28 Mbps, em média.

Em termos de velocidade, portanto, o desempenho dos roteadores foi bem similar. O modelo da D-Link, porém, é bem mais barato (189 reais), ainda que conte com um design quadradão.

Em termos de velocidade, portanto, o desempenho dos roteadores foi bem similar. O modelo da D-Link, porém, é bem mais barato, ainda que conte com um design quadradão.

Na prática, o roteador D-Link é uma versão eficaz para quem mora num apartamento pequeno e não usará a conexão muito afastado do roteador ou separado por muitas paredes. O modelo da Linksys, por outro lado, vale o investimento para quem mora em uma casa maior e não quer sofrer com instabilidades causadas por distância ou excesso de barreiras físicas entre o PC e o roteador.

A terceira opção, o modelo 3G-6200Wg, da Edimax, tem preço intermediário e uma vantagem que seus competidores não têm: é multifuncional. O dispositivo pode funcionar com um modem 3G acoplado a ele ou, ainda, como servidor de impressão.

Mesmo utilizando o padrão 802.11g para o Wi-Fi, o modelo 3 em 1 atingiu velocidade média de 25,1 Mbps, com picos de 28,1 Mbps (números referentes ao TCP Throughput, medido pelo programa Ixia Qcheck). A intensidade do sinal ficou em 75%, num ambiente doméstico, à distância máxima de 15 metros. A qualidade da transferência foi boa e não engasgou em momento algum. Já no teste com 3G, o roteador pecou pela falta de velocidade, levando alguns segundos para se conectar.

O equipamento mais caro saiu-se melhor. O produto da Linksys, o WRT160N, obteve nota 7,9 no quesito custo/benefício. O roteador da D-Link ficou em empate técnico: 7,8 e o produto da Edimax obteve 7,1.

Pelas características similares, o que pesa na decisão de comprar é o tipo de uso que você pretende dar a seu roteador. Eu, aqui em casa, utilizo o WRN 140 da Intelbras, estou muito satisfeito com ele no quesito velocidade e também ele possui uma grande vantagem aos três acima por sua interface de configuração em português, tornando a configuração muito mais fácil e rápida. Recomendo!

Fonte: INFO Online
   


   


   ;


12 comentários

FERNANDO disse...

Oi, Kevin.
Sou usuário e fã do D-Link, embora haja coisa muito boa no mercado com qualidade similar e preço até inferior. Mais detalhes, basta pesquisar meu blog utilizando o termo chave "roteador" ou coisa parecida.

Victor Faria disse...

Olá, Kevin!
Uso e gosto do Roteador Wireless Pacific PN-WR542G 54Mbps, que inclusive já foi indicado lá meu blog: http://papodeinformatica.blogspot.com/2011/01/analisando-o-roteador-wireless-pacific.html.
Abraço!

Anônimo disse...

Comprei um DIR600, e fiquei mto feliz quando deu problemas e quem me vendeu, não efetuou a troca e me passou para que a Dlink fizesse o suporte.

Mais feliz ainda fiquei, após o atendimento escrotal por parte da Dlink, aonde o atendente, após pedir que atualizasse o firmware (equipamento novo, na caixa, lacrado...), disse que eu deveria levar o meu roteador para a única assistência técnica da cidade de são paulo, que fica na casa do chapéu! que eles lá iriam fazer uma manutenção da bagaça (não mais um roteador), ou seja, um equipamento novo, que mal foi usado e precisa de manutenção!!! troca?? nem pensar, fica com a m... já pagou mesmo, e a vista!!!

Como o que cai é o wireless, coloquei meu router antigão, linksys pra rotear o sinal e hoje a bagaça serve apenas de acess point.

Recomendava sempre os produtos da Dlink e o fornecedor, ainda bem que deu todo esse problema em um equipamento para meu uso e não de meus clientes, voltando a comprar dos muambeiros da Sta.Efigênia, pois pelo menos lá há respeito com o cliente e só encostar no balcão e a troca é no ato.

quem desejar saber como andam as coisas com clientes dlink, basta acessar www.reclameaqui.com.br

Anônimo disse...

Ja tive diversos roteadores..dentre as varias marcas e modelos existentes a linha da Netgear para mim é uma das melhores.

Anônimo disse...

D-link é uma merda.

PH disse...

Uso atualmente um LinkSys 54g, mas o sinal nao chega no quarto, parte da sala e na varanda. Me indicaram comprar um repetidor, mas o preco esta proximo de um roteador mais atual padrao n, e pelo que esta acima, ele distribui melhor o sinal, entao penso em pegar esse novo roteador da Linksys.

Eu cheguei a colocar latinha, fazer mini antenas com papelao e papel laminado, ate melhorou o sinal sim, onde pegava fraco, melhorou o snal mas onde nao pegava, continua nao pegando.

Ja pensei ate em abrir um buraco na parede e colocar uns tijolos vazados, ia te ficar legal, ate para o ar condicionato e tal, mas a privacidade vai embora... imagina no quarto com a gata e o som vazando geral rsrsrsrsrs

Basilio disse...

NÃO COMPREM O DIR 600
Acabo de gastar mais de 90 minutos com o Paulo da D link ao telefone. Para não encher o saco de vcs, vou direto para o final. O cara foi bem paciente, só faltamos plantar bananeira, mas não deu. No final a proposta foi trocar o DIR 600 por um aparelho superior. Para tanto eu teria que cumprir algumas tarefas. Foram tantas as tarefas que teria que cumpri e a promessa que dentro de dez dias receberia este aparelho que eu desisto. Quero meu dinheiro de volta. Se os caras realmente estivessem preocupados, eles mandariam um motoboy vir até minha casa trazendo o aparelho superior e levando este DIR 600, sem burocracia nenhuma. Eu afirmo, a ANATEL precisa verificar o que acontece com este aparelho, ele precisa de recall, pois o número de reclamações contra este modelo é muito grande.


http://batsilio.blogspot.com/2011/10/d-link-precisa-fazer-recall-do-modelo.html

os badalá disse...

pow PH c pod usar o tplinck
ele eh bom
fecho a ksa toda e ando ums 15metros e comtinua com o sina exelente
alem de ser facil a comfiguração
Agora o reteador daa temda eh muito dificil de programa
to apanhando p comfigura

Cristiano disse...

Comprei um DIR-600 e no segundo dia parou de funcionar, fui até a loja e efetuei a troca sem problema, agora está funcionando normalmente, só achei que o sinal é fraco para uma distância de 10mt. com barreira, notebook próximo do equipamento é perfeito.

Anônimo disse...

Comprei a porra do Linksys wrt160n e não consigo configurar, estou com a porra parada já faz mais de um mês, dá vontade de pegar aquela bosta e jogar contra a parede, comprei porque dizem que é um dos melhores, é um dos melhores para passar raiva. To afim de mandar a Cisco entrouxar aquele aparelho no CEO deles.

Anônimo disse...

Comprei um dir 600 na lojas Ricardo Eletro, não consegui colocá-lo em funcionamento, fiz de tudo e conselhos de amigos que entendem, resumo: no final da impaciência, devolvi àquela loja a qual ja dispos um crédito para comprar o que quiser.

Vou pesquisar e comprar outro que vale a pena, fujam do Dir600

Anônimo disse...

Comprei um D-link 600 em meno de um mês deu problema. Agora só na assistência técnica para resolver. Uma merda!! NÃO COMPREM.