quinta-feira, 19 de maio de 2011

Compro uma placa de vídeo NVidia Geforce ou ATI Radeon?

NVIDIA versus ATI

NVIDIA versus ATI! Se você que possui um computador montado e escolheu peça por peça a dedo, possivelmente deve conhecer todos os modelos dessas grandes fabricantes. Aliás, é mais provável que você conheça apenas uma dessas marcas, pois a maioria que decide usar um PC personalizado começa a pegar gosto por determinada marca e repulsa pela outra. É claro que a postagem tem a única intenção de criar discussões saudáveis para que todos possam ver os aspectos positivos em ambas as fabricantes.

Publicidade

Aliás, essas duas grandes marcas não permitem um combate exatamente idêntico ao que ocorre quando comparamos video games. Se você notar bem, os consoles da Sony e da Microsoft são duas tecnologias que não evoluíram mais e receberam apenas novos acessórios, enquanto as fabricantes de placas gráficas estão sempre em constante evolução.

Sendo assim, o post pretende mostrar um pouco dessa corrida e do que cada fabricante vem inserindo no mercado da informática. Obviamente, não opino nesta disputa, apesar de ter uma NVIDIA GeForce 7300 LE (512 MB) em minha máquina, afinal de contas o que interessa aqui é o seu ponto de vista, portanto leia e opine à vontade!


Conhecendo os fabricantes das placas de vídeo

Nvidia GForceGeForce é uma marca de aceleradores gráficos 3D para PCs desenvolvida pela NVIDIA. Os primeiros produtos da família GeForce eram vendidos para os consumidores de placas aceleradoras 3D de alto desempenho, mas os produtos seguintes expandiram a linha para todos os públicos de placas gráficas. Até 2006 foram lançadas sete gerações do projeto GeForce.

Após o projeto NV3, a NVIDIA passou a utilizar um ciclo de lançamentos de seis meses, no outono do hemisfério norte era lançado uma arquitetura inédita, e na primavera uma atualização menor, esse ciclo foi mantido até o lançamento da geração GeForce FX.

ATI RadeonATI Technologies é uma fabricante multinacional de hardware para computadores, mundialmente conhecida por suas CPUs e suas placas de vídeo. A empresa está sediada em Markham, Região Metropolitana de Toronto, Ontário, Canadá. Entre os demais produtos da empresa estão chipsets para placas-mãe e dispositivos móveis, além do estreitamento de relações com LAN houses, por meio de promoções (descontos na compra de placas) e eventos como o Encontro dos proprietários de LAN houses.

A empresa que cresceu muito depois da compra por parte da AMD. A ATI oferece grandes tecnologias e vem crescendo muito graças à rapidez com que lança novas placas gráficas.


1 - Placas com suporte para DirectX 11

Na acirrada disputa pelo primeiro lugar como maior fabricante do ramo, ambas as marcas investem em tecnologia constantemente para criar novas placas e sair na frente. Ano passado a Microsoft havia anunciado o lançamento do DirectX 11, fator que fez as fabricantes de chips gráficos agilizarem o processo na criação de hardware compatível.
ATI lançou placas com DirectX 11 primeiro
A verdade é que a ATI lançou placas com DirectX 11 ainda no ano passado e saiu anos-luz na frente da NVIDIA. Demonstrando superioridade, a ATI conseguiu tomar o posto de maior vendedora durante o período em que reinou com o DX 11. A NVIDIA até anunciou novos modelos, contudo demorou aproximadamente seis meses para colocar um produto com a mesma tecnologia no mercado.

NVIDIA lançou uma placa muito boa
Quando a NVIDIA lançou sua placa, já havia oito modelos da ATI com suporte para DirectX 11. Apesar da difícil concorrência, a NVIDIA não deixou barato e lançou uma placa realmente potente. Atualmente as duas brigam acirradamente pelo posto de melhor, sendo que em alguns games a ATI mostra melhores resultados e em outros a NVIDIA fica com a glória.


2 - Tecnologias importantes

Obviamente, quando se trata de qualidade gráfica não se considera apenas a tecnologia DirectX 11, pois ela não proporciona todos os detalhes em um game. Sendo assim, a Ageia havia entrado no ramo das placas e criado a tecnologia PhysX — importantíssima para dar mais realismo as partículas físicas.
NVIDIA tem suporte para o PhysX
A NVIDIA aproveitou sua fortuna para comprar a tecnologia PhysX e inserir configurações específicas em seus chips a fim de rodar as partículas físicas dos jogos usando o processador da placa de vídeo. E claro que a ATI não teve muito o que fazer, visto que a tecnologia é proprietária e muitos desenvolvedores usam o PhysX em seus jogos.Computadores com ATI podem usar softwares para o PhysX
Todavia, a ATI também não fica pra trás, porque apesar de a NVIDIA ser a única capaz de rodar PhysX via hardware, os PCs que usam ATI podem usar softwares que executam a tecnologia. Claro que isso exige muito do processador, mas se estamos falando de computadores robustos, não há porque ter dó do CPU, o qual deve seguir o nível top das placas de vídeo.


3 - Relação custo-benefício

A ATI sempre foi uma fabricante que prezou por manter preços baixos, característica semelhante da AMD. Apesar de lançar produtos com alta tecnologia, a ATI conseguiu manter os preços numa faixa razoável, de modo que com muita economia os jogadores podem adquirir uma Radeon de alto desempenho.
Modelos top da NVIDIA custam mais caro
A NVIDIA por outro lado abusou de sua fama e sempre manteve preços mais altos, visto que os usuários sempre usam o argumento “NVIDIA é melhor, vale o preço”. Todavia, ultimamente a história talvez tenha mudado de figura, pois enquanto a ATI vendia placas com DirectX 11 por um determinado valor, a NVIDIA insistia em manter preços altos de produtos com DirectX 10.
NVIDIA tem ótimo desempenho
Com certeza o lançamento das novas GeForce ajudou a baratear os preços das antigas placas, porém os produtos com suporte para DirectX 11 chegaram novamente com um preço elevado. Considerando apenas o modelo mais top (GTX 480), nota-se uma diferença de 100 dólares em relação à placa equivalente da ATI (HD5870).


4 - Exibição de qualidade

Falando em inovação, não há como não pensar na fantástica tecnologia 3DVision que tem feito a NVIDIA manter-se no topo com suas placas. Muitos games vêm aderindo ao 3D e com isso o lado verde da força tem vendido muitos kits (com óculos e placa). Nem todo mundo gosta, mas para as desenvolvedoras de jogos o 3D é uma ideia fantástica que gera muito lucro.
NVIDIA tem jogos 3D
Nesse aspecto ainda não há como a ATI concorrer, pois não há anúncios oficiais do lançamento de uma tecnologia 3D por parte da AMD. Todavia, a fabricante do lado vermelho da força tem suas artimanhas e tenta conquistar os jogadores com outra tecnologia.
ATI conta com a tecnologia Eyefinity
Apesar de não proporcionar imagens saltando para fora da tela, a tecnologia Eyefinity viabiliza um campo de visão muito maior dos jogos. Evidentemente, ela só está ao alcance de jogadores com grande poder aquisitivo, porque além de ter que comprar uma placa muito potente, o jogador deve ter vários monitores (três ou mais).


5 - A placa mais potente

Não adianta espernear, atualmente a AMD ATI está na frente. Por ter sido esperta e investido na criação de placas com DirectX 11 bem antes da NVIDIA, a ATI conseguiu tomar a frente e criar a placa mais potente da atualidade.
ATI tem placa com DirectX 11 e núcelo duplo
A AMD ATI Radeon HD5970 é a única placa com suporte para DirectX 11 e dois núcleos de processamento. Além disso, existem montadoras que aproveitaram a HD5970 para criar modelos com 4 GB de memória RAM. Sendo assim, em todos os testes realizados pela internet, a AMD ATI fica com o posto de fabricante mais potente.
NVIDIA vai lançar um modelo em breve
Obviamente os resultados das análises na internet demonstram apenas que uma placa de núcleo duplo da AMD ATI é melhor que uma de núcleo único da NVIDIA. Todavia, em breve o lado verde da força deve lançar um processador gráfico com dois núcleos.


6 - As montadoras

Se você já comprou uma placa de vídeo algum dia, deve ter notado que existe uma grande quantidade de montadoras. Dentre tantas estão a XFX, a ASUS, a MSI, a Zogis, a Palit e muitas outras. As montadoras não influenciam muito na briga entre as fabricantes, porém ajudam o usuário a definir qual modelo desejam comprar, visto que fazem placas com diferentes quantidades de memória, configurações e jogos.
Montadoras mais populares usam NVIDIA
Antigamente a NVIDIA contava com as principais marcas a seu favor. Entre elas estava a XFX, que sempre foi conhecida apenas por trabalhar com a marca GeForce. Essa alegação sempre foi um ponto positivo a favor dos consumidores que adoram a NVIDIA, justamente porque a ATI contava com marcas menos conhecidas, como a PowerColor e a Sapphire.
ATI já conta com muitas montadoras
Felizmente a maioria das grandes marcas foi obrigada a fechar contrato com a ATI, justamente em decorrência do pioneirismo no lançamento de processadores gráficos com suporte para DirectX 11. Atualmente a XFX, a ASUS, a MSI e tantas outras já produzem placas com os processadores Radeon, fator que beneficia todos os jogadores.


7 - Consoles que usam chips gráficos

Falando em discussões de placas de vídeo, não poderíamos esquecer que essas duas fabricantes criaram processadores gráficos para os principais consoles da geração atual. Quando alguém coloca o tema “melhor video game” numa conversa, pode saber que o aspecto qualidade gráfica vai ser abordado e aí é que o bicho pega.
Xbox 360 e Wii usam placas da ATI
A ATI deu o primeiro passo nesse sentido e criou chips dedicados para o Xbox 360 e o Nintento Wii. A placa do Wii não é grande destaque no quesito gráfico, mas certamente proporciona excelentes resultados para o propósito do console. Já o processador gráfico do Xbox 360 mostra-se muito poderoso e proporciona uma qualidade incrível como é possível notar em jogos como Gears of War 2 e Mass Efect 2.
A placa do PS3 é muito potente
Se por um lado a ATI produz placas para dois consoles, por outro a NVIDIA não deixa barato e fabrica um processador fenomenal para o Playstation 3. Os melhores gráficos do PS3 são claramente visualizados em games como God of War 3, Uncharted 2 e Killzone 2.


8 - Jogos patrocinados

Aproveitando a enorme quantidade de vendas, as fabricantes de placas de vídeo patrocinam jogos para que seus nomes sejam divulgados. A NVIDIA é um claro exemplo de empresa que utiliza absurdamente o marketing a seu favor.
NVIDIA patrocina a maior parte dos jogos
Quem sempre está antenado com os novos lançamentos de jogos já deve ter percebido que às vezes o logo da NVIDIA aparece antes mesmo de o jogo começar. Isso acontece geralmente em games que podem utilizar o 3DVision ou o PhysX.
ATI vem criado estratégias nesse sentido
A AMD ATI não investe muito nesse aspecto, porém de uns tempos para cá houve um crescimento absurdo no número de jogos patrocinados pela marca. Alguns exemplos são encontrados na página oficial da fabricante.

9 - Final: sua escolha

Enfim, agora que foi expostas os principais pontos positivos e negativos de cada fabricante. Atualmente, qual a melhor fabricante de placas de vídeo? Deixei seu comentário!

Fonte: Tecmundo
   


   


   



67 comentários

FERNANDO disse...

Oi, Kevin.
Em última análise, da mesma forma que optar por chips Intel e AMD, escolher uma placa gráfica de um ou de outro fabricante envolve questões subjetivas, inclusive do ponto de vista financeiro.
Vale lembrar, por oportuno, que existem modelos mais caros do que um computador completo, aí incluídos o sistema operacional e o monitor. Para uso doméstico comum, todavia, recursos on-board integrados nas placas-mãe/chipsets de gerações recentes são mais do que suficientes, até mesmo para quem pretende jogar e/ou assistir a filmes.
No mais, convém ter em mente que uma andorinha não faz verão. De nada adianta você investir 3 ou 4 mil reais numa aceleradora gráfica de ponta e economizar centavos nos demais componentes do PC. Primeiro, processador, placa-mãe e memórias; depois, subsistemas de vídeo e de armazenamento de dados, lembrando sempre que todo computador será tão rápido quanto for seu componente mais lento.
Abraços, até mais - e apareça, cara, seu café já está esfriando (risos).

lucidreira disse...

Ainda que nem sego em meio ao tiroteio, não sei de nada sobre essas tecnologias, leio estudo busco as averiguações daí é que posso me manifestar.
Abraço

Anônimo disse...

Concordo com o que fernando disse:Uma maquina excelente se resume em conjunto,isto e,processodor,placa mae,memoria,hd placa de video.Outra obsrvacao:qualidade. nao restringe para quem quer uma maquina para empresa mais. sim pra uso pessoal

Carlos Costa disse...

Até o atual momento, só usei NVidia. E digo que não estou completamente satisfeito. Não pelo desempenho: são realmente muito boas. Minha queixa diz respeito à durabilidade das placas NVidia. Normalmente não duram muito, em parte pelo alto nível de umidade da minha casa, o que gera oxidação. Mas em todo caso, estou pensando em migrar para ATI, dar uma chance a esse fabricante e deixar que ela me convença! Abraços a todos

Anônimo disse...

eu tenho um modelo ati radeon e estou muinto satisfeito porque ela paraece que se adapta ao jogo e tem o directx 11 dual chip e roda jogos bem pesados como o gta5 e dirt 3 e muitos outros

Anônimo disse...

Fico com a ATI Radeon, pois acho que é um casamento perfeito para quem tem um AMD, que é o meu caso. Além do custo benefício.

Anônimo disse...

nao sei por que mas tem uma coisa na minha mente como uma balança e pesa mas pela a ati (amd)do que para n vidia alguem me explica qual é a melhor fabricante ( asus ,saphire,xfx e etc) EMAL:MSN:joaovitor051@live.com

Anônimo disse...

eu não sei qual é a melhor porque estão na briga a Intel x AMD uma lança melhor q a outra se uma lança uma muito potente a outra lança uma melhor ainda. E com isso fica muito melhor para os consumidores, porem, os pressos vão caindo para ter mais consumidores, a Intel e AMD tem uma grande diferença de presso, a AMD as placa de vídeo(ATI) são muito mais baratas do q a da Intel(GeForce). Por iço muitos compram placa de vídeo da ATI da AMD, mas a GeForce tem um melhor desempenho em jogos 3D como vocês podem ver assima.
Eu prefiro placa de vídeo da GeForce da Intel, porque eu nunca tive uma da ATI da AMD mas é isso q eu tenho a falar, quanto mais a Intel e AMD ficar na briga para ter as pesas melhor melhor para nós consumidores se hoje tem uma placa de vídeo por ex. de R$800,00 reais amanha vai estar uns R$500,00 reais por causa da "briga" da Intel e AMD... se vc quer economizar comprando as melhores pesas espere uma semana ou menos ou mais, essa pesa vai estar bem mais barato valeu galera por lê isso

Rodrigo disse...

NVidia é pésssima,não suporta muito tempo alto desempenho e dá problema logo.Falo isso por ter tido 2,uma ainda em uso,o que me incomoda muito.Nem vem dizer que é daquelas fraquinhas,que isso elas não são!
Com ATI sempre obtive bons e ótimos resultados e quem teve das duas marcas sabe bem do que falo.

Walle2h disse...

Pessoal,Montei Uma Maquina Com Placa Asus,M4N68T-M LE,Processador PHENON II X4,2 Memorias Kingston DDR3 de 1600 de 2 GB,depois de Muito Pesquisar entre Nvidia e Ati,Optei pela ATI,Tudo que vi na rede,comparei placa por placa no site do Fabricante,as placas ATI Sao Mais Potentes,a maioria das pessoas olham somente os GBs das placas,mas mais importante,que isso,e a velocidade de resposta,como na memoria,Ex: uma Memoria de 2GB de 1800 ( OC ) é mais Rapida que Uma 1600 ( OC )Hz,512mb,1GB nao Importa,Importa a Frequencia! Usei ATI Radeon HD5450 DDR3 MEMORIA 1GB >1600< MHZ Efetiva,Clock 650 MHZ.Gastei R$ 800,00 Na Maquina, Uso Windows 7 64 Bits,Nota 6,8.Super Rapida.Estou Comparando Meu Hardware,Para que Mais Pessoas Possam Fazer o Mesmo,Afim de que Possamos pesquisar sobre as Peças,Preço e Qualidade! Obrigado. Mais Uma Coisa, as Placas GEFORCE NVIDIA Queimam Bem Facil,Aquecem Muito ( Resultados da Internet ) Podem Pesquisar

Anônimo disse...

Concordo com Walle2h.
Tive duas placas nVidia e o resultado foi que as duas queimaram muito cedo, sem nunca ter feito overclock. Montei uma máquina nova com um phenom II x4 e estou esperando chegar minha ATI HD 6950. Realmente, nos reviews que vi, entre placas semelhantes, as da nVidia são mais rápidas, mas não diferem muita coisa e não quero ter que trocar de placa todo ano. Sem contar que os preços das ATI RADEON são bem mais baixos.
Quanto aos processadores, também prefiro os da AMD. São mais estáveis, na minha opinião. Até pela propaganda boca-a-boca, nunca vi ninguém reclamar de nenhuma placa da ATI. Já da nVidia...
As placas da nVidia consomem mais energia e aquecem muito.
No geral, acho os produtos da AMD mais estáveis e econômicos sem omprometer o desempenho.
Mas minha dica é que antes de escolherem qualquer produto, pesquisem bastante pois depende de quanto você tiver pra gastar e para que finalidade você quer o produto.

Anônimo disse...

ATI e Bem Melhor Para Games

beni cristiano disse...

pessoal eu uso uma ATI HD 4850 mas ate hoje faco todo e qualquer jogo que me aparece pela frente,ma tambem e de realcar que e chato ao abrires um jogo vir o logo da nvidia ao inves da ATI..

Leandro disse...

ATI sem duviadas.. ja tive uma da nvidia é boa , mais ati é bem melhor..

nelly disse...

esse arti ajudou bastante na formatação da minha opinião inclusive na opinião do Carlos costa meu primo tem uma Nvidia edição limitada
e nau durouuu muito tempo
fico do lado da ATI SIMPLESMENTE PELO CUSTO E BENEFICIO
EU AXO Q OS USUÁRIO DA NVIDIA DEFENDEM TANTO A MARCA MAIS PELO DINHEIRO QUE DESEMBOLSARAM

Anônimo disse...

tinha uma geforce GT9500 512mb e funcionava. troquei por uma radeon hd5450, ddr3,1gb. Nao consigo fazer a placa funcionar. Nao consigo instalar nem o driver. Se alguem puder ajudar com alguma opniao. Ja mexi na bios, nada. Nao to querendo atualizar a bios, mesmo porque no site a ultima atualizacao da bios e de 2007, nao sei se vale a pena.

MSI 945GCM5, 2gb, hd 1tb, fonte 500w reais.

Anônimo disse...

esqueçam as marcas compare modelos e recursos tive na epoca do meu primeiro pc montado um fx5500 que na epoca era uma placa mediucri mas me satisfazia por anos comprei ela em 2002 e fiquei mais ou menos ate 2008 com ela joguei most wanted nfs carbom farcry half life 2 entre outros em
2009 comprei um kit para montar peças escolhidas por min phenom x4 920 uma asus m4a780 e uma ati hd 3870 512mb 256bit
jogo com ela ate hoje jogos directx 11 como deus ex human revolution mafia 2 fable 3 jogos que sairam bem depois que ela com tecnologias bem mais avançadas se dissece que rodo no maximo estaria mentindo mas rodo bem perto disso deus ex por exempllo jogo em1650x1128 que é resolução maxima do meu monitor e so tive que deixar o antialissing no medio e a sombra ate a textura roda em 16x anistropic e ´tudo isso com o suporte de 8gb de memoria e 3tb de hd seagate resumo nao compare marca compare recurso nao diga que é melhor por ser nvidea e ruim so por ser ati nem o contrario é valido.

Anônimo disse...

montei a tecnologia spider e nao me arrependo nem um pouco

Anônimo disse...

Em minha optica a ATI e melhor que a nvidea por varios motivos, tem mais força, aquece menos, e mais barata, e tem uma qualidade excellente.ja usei tanto nvidea como a ati entao por experiencia propria prefiro a ati.

Alice da Construção disse...

Adorei as dicas, ótimo post.

Anônimo disse...

Comprem um Alienware e saberão qual placa de vídeo é melhor. Desde maio, quando esse post foi criado, até os dias de hoje, muita coisa mudou. Entre as versões mais recentes dessas duas placas, a nVidia GeForce com toda certeza supera em qualquer quesito a ATI Radeon (a não ser no financeiro). Se você tiver dinheiro sobrando e quiser investir no melhor desempenho, desconsiderando o valor, certamente a GeForce atenderá seu pedido e muito bem atendido. Não vamos esquecer o comentário de um dos presidentes da nVidia, que deixou escapar a seguinte frase:
"Estamos apenas esperando nossa leal concorrente lançar sua mais potente placa de vídeo para, em seguida, lançar a primeira versão da melhor série de placas de vídeo dedicadas"
Alienware, como todos sabem, é uma empresa da nVidia, e ao que tudo indica continuará com sua fama sobre "melhores desktops e notebooks gamers" por longos anos.

Anônimo disse...

Amigos, estou ainda em duvida qual placa eu compro, se a Nvidia Gtx560ti Gddr5 1gb 256-bits ou a Radeon Hd6870 1gb 256-bits Gddr5 Dx11...

Alguem pode me da uma ideia..qual dessas é melhor em nao aquecer, de duração de tempo a não da problemas e pra jogo alguma delas faz diferença????

Espero respostas, abraços..

Anônimo disse...

Adquiri uma Asus GTX560 TI directcu Gddr5 1GB 256-bits e posso lhe dizer que é uma placa de topo, jogo os jogos todos no full e a sua temperatura varia entre 48 e 58 graus,ainda nunca passou dos 58 e se não estiver a fazer nada a sua temperatura não passa dos 29 graus também depende da ventilação que estiver na suas torre,custou-me 200 euros mas vale muito a pena comprar este monstro.

Anônimo disse...

Em teste de benchMark a 560 tem um desempenho cerca de 15% melhor que a 6870,isto a seus olhos não farà diferença, é a mesma coisa que os frames po segundos, acima de 60fps nossos olhos não distinguem diferença, então passam a ser apenas numeros..

Net 7 Mares disse...

Sempre usei a ATI, não por decisão pessoal, mas porque já vinha instalada na máquina, e nunca tive problema algum. Agora mais recentemente, decidi mandar montar uma máquina sob encomenda. Escolhi a placa-mãe Gigabyte modelo GA-M61PME-S2P, e, como esta já veio com placa de vídeo incorporada na MB, decidi deixá-la ativa para economizar no preço total da montagem. Passei o Everest e este acusou que se tratava de uma NVidia. Um mês após o término da garantia, o computador passou a apresentar um comportamento estranho: a CPU acendia, os coolers entravam, mas o Windows não carregava. Só conseguia carregar depois de trocentas tentativas, mas, em seguida, começava a aparecer aquelas faixas diagonais no vídeo e, aí, toca a reiniciar a máquina mais trocentas vezes, até que tudo estabilizava. Fiz vários testes: troquei a fonte, o monitor, os cabos, e nada. Até que concluímos que o problema estava mesmo na Nvídia onboard.

Estou a caminho do Mercado Livre para adquirir uma ATI Radeon.

Anônimo disse...

Acabei de adquirir uma ATI R5450, nao e a melhor de todas mas vai agilizar e muito o Photoshop CS5 que uso muito. Escolhi a ATI pela sua confiabilidade.

Anônimo disse...

iai pessoal ..resumindo qual a melhor placa?as da NVIDIA ou as placas ATI??
fiquei na duvida agr.....

Anônimo disse...

ati radeon hd 6990 a melhor do mercado.esqueca gtx 590

Yuri Mendes disse...

Gforce sem sombra de duvidas, é melhor em termos de desempenho e durabilidade sem contar com a boa qualidade de video, a Radeon também é muito boa, mas esquenta demais e em certos jogos 3D mesmo o pc sendo muito bom e a placa forte ainda da um lagzinho, ou travamento. Em fim as duas sao muito fortes e competitivas, mas a Gforce ate agora pelos meus conhecimentos e teste é a melhor. =]

Anônimo disse...

OLha na minha opinião por muitos anos a NVIDIA deixou a ATI Literalmente no CHINELO mas acho que quando a AMD compro a ATI a coiza mudou para min nos ultimos anos tanto NVIDIA quanto ATI vem fazendo otimas placas so que ATI é CUSTO BENEFICIO na minha opinião hoje em dia NVIDIA É BOA E CARRA e ATI É BOA E BARATA mas cada um com seu gostos eu tenho uma ATI HD 6790 E VEM ME SETISFAZENDO BOM ATE AGORA RODOU TODOS OS JOGOS NO SUPER MAXIMO 2011/2012 ( e problemas com SUPER -AQUECIMENTO eu nunca tive isto é DEPENDENDO DO GABINETE não adianta te uma PLACA BOA com um gabinete ruim (sem BONS COLERS)ENFIM independente de qual marca você esclher estara concerteza levando/comprando um produto de otima qualidade!!! vlw

Anônimo disse...

Boa tarde

Alguém pode me indicar quais as melhores placas tanto da Nvidia quanto da ATI? Não estou procurando custo realmente quero investir em uma ótima placa.

Carolina disse...

Poxa, pelo que li aqui eu teria que gastar um baita dinheiro pra montar um computador que rode SUPER bem os meus jogos, né? :/ Muito triste isso! rs, enfim, eu só queria saber uma única coisinha... Meu atual computador vem com a placa de vídeo GeForce 9500GT, sendo que em menos de 2 anos ela pifou, então isso quer dizer que se eu for comprar outra placa de vídeo pra substituir essa, tem que ser outra GeForce, pois essa não presta? POR FAVOR, ALGUÉM ME RESPONDE! Aaah, ps: O jogo que eu mencionei é o The Sims 3 *-* Muitos podem achar meio ridículo, mas eu adoro esse jogo e obviamente quero que ele rode com o melhor desempenho possível. Então... pra esse jogo, digam aí, qual a melhor placa de vídeo que eu devo comprar?

Jelobom disse...

Todas tem pontos positivos e negativos , e vai de pessoa para pessoa , por isso adquira a que ira te prover beneficio próprio , não tem problema em pesquisar e nem nada , mas confie primeiramente na sua opinião e em qual desses fabricantes te fará sentir bem .

Anônimo disse...

NVidia é a melhor eu acho :D, eu tenho placa da ATI nunca tive problema mais eu sou mais NVidia apesar disso eu ja estou preste a comprar uma 9800 gt de 1gb da NVidia gostei muito dela ^^

vlw

Anônimo disse...

eu nao intendo nada disso praticamente... so que eu quero compra um notebook esse aqui: http://notebook.pontofrio.com.br/Notebook-CCE-787P-com-2%C2%AA-Geracao-do-Processsador-Intel-Core-i7-2630QM-8GB-750GB-Gravador-de-DVD-HDMI-LED-14-e-Windows-7-Home-Premium-465155.html?cm_re=pagea-_-main-_-vitrine1 ..... entem na pagina e me digam se ele presta...pois as configuraçoes pelo que sei sao boas mais a placa de video todo mundo diz que e muito ruim... eu olhei hoje direito e tem coisas que acho que sao ruins mais como disse nao intendo nada... eu vou usa-lo para jogar... tudo em si... e mais para a faculdade... e o preço e o que esta cabendo no meu orçamento... valeu desde ja.

Anônimo disse...

e se depois teria como eu colocar qualquer placa de video nele? e qual seria a melhor pra ele?

Guilherme disse...

é so comprar a placa mae msi bigbang q dai pode ter o melhor dos dois mundos podendo lidar gpus da amd radeon, nvidia geforce simuntaniamente juntos sendo uma espécie de crossli...

Anônimo disse...

http://notebook.pontofrio.com.br/Notebook-CCE-787P-com-2%C2%AA-Geracao-do-Processsador-Intel-Core-i7-2630QM-8GB-750GB-Gravador-de-DVD-HDMI-LED-14-e-Windows-7-Home-Premium-465155.html?cm_re=pagea-_-main-_-vitrine1 ... seu compra esse aqui tem como eu colocar uma placa de video melhor q essa q tem nele... ele suportaria? e qual ele suportaria?

Anônimo disse...

meu colega me explicou oq vc disse mais qnt custaria essa plca mae? seria quase o valor do notebook nao?...kkkkkkkkk

João Terra disse...

boa tarde, o meu primeiro pc veio com uma placa radeon amd, na altura ati catalyst de 128MB e adquiri uma Nvidia de 128 MB para o meu fixo AMD, agora possuo um portatil todo AMD e claro ati radeon tem superado as minhas espectativas, mesmo eu tendo uma onboard o seu nivel de potencia em jogos é muito a frente.
E sendo para o consumidor mais barato, com certesa AMD é a minha escolh e não a troco por nada

slimpos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pivot disse...

Parabéns pelo ótimo artigo!
Por mais que existam alguns itens que possam ser questionados, não desmerece a qualidade geral do artigo. Na internet só encontramos "mais do mesmo", mas esse post inova ao conseguir apresentar uma visão bem ampla do que realmente importa na escolha de uma VGA, e numa linguagem tecnicamente correta e acessível. Muito bom!

Anônimo disse...

AMD ATI com certeza!!!

Anônimo disse...

eu acho que a melhor placa de video e a ati pois e mais barato e melhor com o directx11, mais nao roda jogos 3d a nvidia roda jogos3d entao na minha opniao a ati e melhor

luciano disse...

Minha primeira placa de video foi uma ati, prefiro uma ati,veleu

Anônimo disse...

Eu não sei, mas acho que a Nvidia é a melhor, pois ouvi falar que tem suporte a pixel shader. O único ruim disso é que eu vou ter de instalar o OpenGl 4.0.

André de Souza disse...

prefiro a nvidia sempre foi melhor nos jogos..

melhor qualidade e melhor desempenho em jogos pesados que exigem muito

Rogério Loss disse...

olha, ja usei as duas e prefiro a ATI, a geforce queimou mas a qualidade não era ruim, mas a ATI e um pouco mais rapida. Valew pessoal.....

Anônimo disse...

Esses dias tinha feito overclock numa nvidia geforce 7300gt 256mb ddr2 64bits. de GPU: 350/525 MEMORIA: 266/400 Melhoro uns 20% e depois de reiniciar o PC fico muito lento! Ai tive que abaixar um pouco o overclock GPU: 525/450 MEMORIA: 400/333. Fico boa , mas era foda jogar jogos jogaveis com ela. Ai comprei uma ATI HD 6990, muito cara mas compenso muito, rodei gta 4 no talo, só que tambm tive q troca algumas peças do pc. core i7 3960x, 32gb de ram corsair DDR3 1600mhz,placa mae asus rampage 4 extreme. ai qualqer jogo eu rodo...

conan disse...

TODAS AS DUAS PLACAS SAO OTIMAS... MAIS A ATI LEVA VANTAGEM PELA VELOCIDADE DO CLOCK, POIS POSSUEM CLOCKS MUITO PODEROSOS..

JA A NVIDIA LEVA VANTAGEM NA ANIMAÇÃO EM 3D.. QUE É UM POUCO SUPERIOR
A DA ATI..

RESUMINDO.. EU FICO COM A ATI PELO PODER QUE ELA TEM.. CLOCKS PODEROSOS
E UMA ALTA PERFORMANCE... DEIXAR OS JOGOS RAPIDOS SEM TRAVAR..

joimir disse...

a amd é a melhor a .

Anônimo disse...

NVidia ´r a melhoor

On The Go disse...

Montei um PC Core i5, com Geforce GTX 560 recentemente, confira os testes:

http://onthegogeek.blogspot.com.br/2012/07/core-i5-geforce-gtx-560.html

Anônimo disse...

Bom Pessoal...
Esse é um melhor post que vi para comentar sobre as duas marcas Gforce x ATI...
Sempre tive um conceito Gforce é uma maravilha FUNFA perfeito... (mas o único problema que eu tive com TODAS elas é o aquecimento a maioria delas tive que improvisar ou ate mesmo substituindo da ventoinha delas para diminuir a temperatura só para não perder a placa..)

Em quanto com ATI tive a mesma resposta de maravilhas de imagem FUNFA perfeito Também --- mas não sofro com a temperatura delas a ventoinha delas mesmo já da à demanda delas...
(Abraço para todos)

GaminHell disse...

as duas são boas mas a ati é melhor !!

Alan Victor disse...

A Ati é bem melhor que a Nvidia não que a Nvidia não seja ótima porem a Ati as placas Ati Radeon são consideravelmente mais baratas e duram mais sendo que a unica diferença está na velocidade da Nvidia que é apenas um pouco mais rapida que a Ati o que não influencia em quase nada mais por min ainda prefiro Ati.

Anônimo disse...

Já possui placas da ATI e Nvidia Tanto AGP como PCI-E ,o que tenho a dizer a respeito delas é que no geral a Nvidia mantém mais qualidade e estabilidade possuindo tecnologias diferenciadas, enquanto a ATI tem placas mais poderosas, porém estas mais poderosas não são muito estáveis, apesar de terem uma taxa de FPS superior , também tem quedas mais bruscas , sobre durabilidade, descordo da maioria acima, minhas placas Nvidia sempre duraram mais que minhas placas ATI, inclusive das versões ICEQ da ATI que são bem frias, durou menos que minhas Nvidias e sem overclocks...
Eu não sou fã boy de nenhuma marca, mas por experiencia própria hoje não troco minhas placas Nvidia por placas ATI, simplesmente pelo maior fator de todos, estabilidade no desempenho e qualidade, a Nvidia sem sombra de duvidas é melhor, e VALE MUITO A PENA pagar a diferença em reais! Sei pois já tive prejuízos com placas ATI tanto no bolso como no desempenho (ao todo) e digo isso também dos processadores os quais já possui AMD e Intel prefiro pagar mais caro pelo Intel que é muito mais estavel e é muito mais confiável! Mas no caso de muitos, por falta de grana escolhem processadores, placas etc mais baratos e defendem que são melhores apenas por possuírem tal item, o que não é verdade. Abraço!

Renato disse...

ATI FOREVER.

Anônimo disse...

ATI são melhores no aspecto de watts consome muito menos watts e por isso as placas de video da ati são super frias é cobram menos da fonte em qualidade grafica em desempenho ati sai bem na frente olha só
9800gt contra uma hd 6670 qual ganha .... hd 6670 sai bem na frente
n adianta a placa ter 256bits mais só entrega 54gbs ha hd 6670 entrega 64 gbs eu estou preste ha comprar uma placa de video mais aconselho que vcs comprem ou xfx ou sapphire umas das maiores produtoras de placas de video ati se vcs gostam da placa de nvidia peguem a evga que tem opção de overclock mais ate atodos

Lúcifer Heritage disse...

ate hj so tive placas da nvidia...hj uso uma gtx580 rodo tudo no talo a temperatura num passa de 60 sem lag algum......mais não desmereço a ATI...quem sabe num futuro num testo uma.

sander.rodrigues Rodrigues disse...

Nvidea humilha ati

paulo henrique vargas disse...

vamo que vamo nvidea é a melhor eu tenho um notebook com processador intel core i7 com a placa de video da nvidea geforce gt 630 m ela é ótima para jogos pesados como gta4 , resident evil 5... pra mim a nvidea é a melhor mesmo !!!

Tranquilino27 disse...

Pessoal.Discordo um pouco quande se fala que vc tem que ter um processador bom e muita memória para ter um bom desempenho em jogos e outras coisas, além das placas de vídeo.
Na verdade,uma boa placa de vídeo é um sistema completo,com chipset e memórias próprias,milimetricamente fabricados para a função que é rodar jogos 3D. Sendo assim, não é muito verdade que você tem que ter um processador thundertank para rodar jogos,pois ele faz um papel secundário quando se tem uma placa de vídeo potente.
Resumindo,se você tem uma máquina equipada com um celeron ou um pentiun,ou ainda um sempron da vida,não importa,invista em um boa placa de vídeo e seja feliz.

Anônimo disse...

Sempre vou de AMD ATI!!

http://placasamd.blogspot.com

Marcos Felipe disse...

Galera me tirem uma duvida montei uma maquina com a seguinte descrição

Intel Core i5 3470

8 gigas de ram (kingstom freq: 1333 mhz)

placa mãe gigabyte b75-d3h

Sendo que meu chip de video é ATI RADEON

qual seria a melhor opção de placa de video nvidia ou ati radeon Lembrando minha maquina Será para Games

fico no aguardo

curtidas instagram disse...

Me ajudou 100% pra comprar a minha!

TSUNAMI DE LINKS - Agregador de Links disse...

Tive placas dos dois fabricantes a ATI sempre teve desempenho melhor.