segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O melhor programa grátis para deixar o PC mais rápido

Deixe seu PC mais rápido com o programa gratuito CCleaner
Ao utilizar o computador é comum que os programas deixem para trás arquivos temporários, informações desnecessárias de configuração e outros dados que não possuem mais utilidade. Com o tempo, o Windows perde desempenho. Além disso, manter na máquina uma série de informações pessoais desnecessárias acaba denunciando seus hábitos de uso, tanto na internet quanto no PC. Uma boa solução para melhorar o desempenho do PC e liberar espaço em disco é o CCleaner.

Publicidade

Deixe o computador mais rápido

A ferramenta possui funções especiais voltadas para eliminação de diversos tipos de arquivos temporário, além de dados do Internet Explorer, Mozilla Firefox 19, Google Chrome, Windows Media Player, etc. Além disso, ela também conta com uma série de ferramentas que visam aprimorar o PC, remover arquivos duplicados e limpar dispositivos removíveis.

Instalação

A instalação do CCleaner é moleza. Primeiro clique no botão de download incluso nessa página. Terminado o processo de um duplo clique no arquivo de execução do programa. Toda a interface do CCleaner, assim como seu instalador, já está traduzida para o português. Logo, você não terá nenhum problema no processo.

Durante a instalação o CCleaner exibe 2 opções que o diferencia logo de cara com os demais aplicativos. Se você não quiser poluir a área de trabalho, nem adicionar mais programas no Menu Iniciar, o CCleaner possibilita incluir atalhos no menu de contexto da Lixeira e acioná-lo/ executá-lo com apenas um clique.

Interface

No canto esquerdo ficam localizados os botões de “Limpeza”, “Registro”, “Ferramentas” e “Opções”. Ao centro é mostrado o log com as atividades desempenhadas pelo software e ao lado uma lista com todos os Programas e itens do Windows, com os quais o software trabalha.

Interface do programa gratuito CCleaner - 560x400

Os ícones utilizados no aplicativo foram levemente modificados. Visualmente eles estão mais atraentes com bordas arredondadas e um design suave. Mas ainda assim não são muitas novidades. Na parte superior do programa você confere algumas informações do sistema, tais como processador e memória Ram.

Limpeza personalizada

A função que nomeia o software continua tão eficaz quanto às de suas versões anteriores. Clicando no botão “Limpeza” o software exibirá as 2 abas principais relacionadas ao processo: Windows e Programas. No primeiro, agrupam-se os locais no sistema que tendem a agrupar sujeira e arquivos desnecessários: arquivos temporários da internet, histórico de navegação, arquivos Index.dat, documentos recentes, histórico de autopreenchimento, Cache de miniaturas, listas de atalhos, Cache de DNS, cache de fontes, Caminho do ambiente, Espaço Livre etc.

Na aba “Programas” você encontra uma série de softwares de multimídia (Adobe Flash Player, Real Player, Steam, Windows Media) utilitários (Adobe Photoshop, Samsung Kies, Avast Antivirus 8, Daemon tools, Windows Defender, WinRAR) e Windows (MS Paint, MS Search, RegEdit), os quais podem ser limpos com a ferramenta.

Tique todas as opções que deseja limpar e clique em “Analisar” para dar início ao processo. Em geral, a varredura do CCleaner é bastante rápida e mostra os erros em questão de segundos. Lembre-se de fechar o navegador para fazer uma busca completa. Terminado o processo o software exibe um log com todos os dados encontrados, quantidade em MB a ser excluído e tempo da análise. Clique em “Executar a limpeza” para finalizar o processo.

Limpeza personalizada do CCleaner - 560x400

Consertando o registro

O registro também é um dos grandes vilões responsáveis pela lentidão do sistema. Conforme os aplicativos vão sendo instalados e desinstalados eles deixam entradas desnecessárias no registro do Windows e dificultam encontrar as entradas necessárias para a execução correta de outros aplicativos e complementos.

Com o limpador de registro do CCleaner é possível consertar problemas de efeito sonoro, serviços do Windows, arquivos de inicialização, Fontes, Programas, Bibliotecas, Erros de SctiveX, DLLs compartilhadas, extensões de arquivos não usadas, entre outros.

Para acioná-lo basta clicar em “Procurar erros”. Terminada a varredura o software mostra todos os erros encontrados com opções para que você possa ticar e confirmar os dados que deseja corrigir. Clique em “Corrigir erro(s) selecionado(s)...” para deixar o registro livre de conflitos.

Consertando o registro com o CCleaner - 560x409

Ferramentas multiuso

Como se não bastasse à limpeza personalizada, o CCleaner também oferece uma série de ferramentas para aperfeiçoar o sistema, entre elas:

Desinstalador: lista todos os programas instalados na máquina e permite removê-los com um clique. Além disso, se preferir, também é possível renomear a entrada do software ou removê-la definitivamente do sistema (ideal para aqueles programinhas chatos que se recusam a ser desinstalados);

Desinstalador de programas do CCleaner - 560x400

Programas iniciados com o sistema: possibilita o gerenciamento de todos os programas que são inicializados juntamente como sistema. Os softwares são apresentados em abas para que você possa encontrar exatamente o que procura. É possível ativar, desativar e remover as entradas no sistema;

Programas iniciados com o sistema do CCleaner - 560x400

Buscador de arquivos: com ele, você encontra documentos duplicados atribuindo uma série de fatores de busca. Isso é ideal para remover itens idênticos, os quais ocupam um espaço desnecessário em disco;

Buscador de arquivos do CCleaner - 560x400

Restauração do Sistema: permite gerenciar todos os pontos de restauração salvos no computador. Desta maneira, você pode voltar alguns pontos atrás no sistema e fazê-lo funcionar corretamente, antes de ter ocorrido algum crashe ou contaminação por vírus;

Restaurador de Sistema do CCleaner - 560x400

Limpeza do dispositivo: com essa ferramenta se faz uma limpeza completa em um dispositivo, seja ele um dispositivo removível ou uma partição em disco. É possível escolher se deseja “Limpar apenas espaço livre” ou “remover todos os dados” (formatar). Para garantir a segurança, você pode optar pelo número de passos que a ferramenta dá para executar a limpeza. Quanto maior o número de passos, maior será o tempo de execução.

Limpador de dispositivo do CCleaner - 560x400

Limpeza inteligente

Se você gosta de privacidade provavelmente não deve gostar que ninguém saiba quais seus hábitos na internet, que sites costuma visitar e quais fóruns costuma postar. Afinal, uma viagem no histórico de navegação de qualquer pessoa pode dizer muito sobre ela.

Limpeza inteligente do CCleaner - 362x143

Agora, você pode programar o CCleaner para rodar automaticamente todas as vezes que fechar o navegador, ou até mesmo monitorar todo o espaço em disco no background e detectar quando realizar a limpeza baseado no espaço em disco que pode ser economizado.

Roda no Windows XP/Vista/7/8

Faça aqui o download do programa gratuito CCleaner - 291x75






Tags: Programas Gratuitos, Download, Limpeza, Windows

Fonte: Superdownloads
   


   


   ;


5 comentários

Sissym Mascarenhas disse...

Olá,

Costumo usar, acho muito bom.
É primeira vez que tenho um texto explicativo desta ferramenta. Vou ler.
Obrigada por ensinar.

Bjs

Fernando Melis disse...

Há anos que uso essa suíte e a recomendo no meu Blog. No entanto, as últimas atualizações devem ser acompanhadas cuidadosamente, ou você terá problemas de hijacking (sequestro do navegador onde sua página inicial e ferramenta de buscas são modificas sem sua autorização e, em alguns casos, uma barra de ferramentas indesejável e indesejada também é adicionada). Para piorar, é difícil remover esse entulho, já que mesmo deletando individualmente os módulos e desinstalando a suíte em si, as alterações permanecem. Para solucionar o problema, dê uma olha no meu post http://fernandomelis.blogspot.com.br/2013/11/hijackers-hao-123-restauracao-do.html.
Espero ter ajudado.

Xan Smith disse...

É realmente um programa muito bom!
Eu uso e recomendo.

http://www.rawrflash.com/

Marcio Kodama disse...

Eu utilizo o PC Faster, um programa que muitos não conhecem mas limpa de forma eficaz o pc. Registros, cookies, arquivos temporários... A varredura é bem completa e melhorou bastante o desempenho da minha máquina. Acho que vale uma análise! Abs

tais camelo disse...

Eu também utilizo o PC Faster. Acho o programa super completo e bem simples de usar. Cumpre tudo o que promete. Recomendo de verdade. :D